I. INTRODUÇÃO
No segundo semestre deste ano, aumentou um pouco o nosso volume e ritmo de trabalhos, por isso este período foi bastante corrido. Graças a Deus, saiu o cartão de residente da Rosana, o que significa que todos os nossos documentos pessoais já estão tratados. Também conseguimos alugar uma casa com as mínimas condições de que precisávamos, no mês mesmo bairro (Panguila) onde nos instalamos desde abril. Nesta nova, pretendemos permanecer por mais tempo.
Porém, infelizmente, não tivemos condições de, como planejado, assinalarmos os aniversários do Projeto UDCA e da Missão DIA com a realização de eventos de impacto sócio-evangelístico. E nem conseguimos realizar reuniões com demais pastores de Luanda.
Entretanto, tivemos o privilégio de receber as primeiras visitas do Brasil. Um pastor e um casal amigos e parceiros de ministério, oriundos da Igreja Evangélica Boas Novas (Anápolis-GO), estiveram conosco durante dez dias, no mês de outubro/novembro. Por ocasião de sua visita, gozamos de ótimos momentos de comunhão e deu até para matarmos algumas saudades de amigos e irmãos em Cristo no Brasil, além de termos recebido conforto e consolo do Senhor através da vida desses irmãos.
Enfim, queremos realçar que este semestre testemunhou os vinte e oito primeiros frutos do nosso ministério de treinamento aqui em Angola, o que nos deixa muito contentes, dada a certeza de que o investimento em vidas vale muito a pena e sempre produz resultados mais duradouros. Aliás, como uma só vida é preciosa aos olhos de Deus!
II. ATIVIDADES REALIZADAS
1. Manhã Especial para Jesus
Na manhã do dia 17 de julho (das 9h00 às 11h00), realizamos um evento evangelístico para crianças no templo da Igreja Evangélica Assembléia Cristã no Bairro Kifangondo, denominado “Manhã Especial para Jesus”. Por essa ocasião, através de histórias bíblicas, ilustrações e peça teatral, Cristo foi apresentado a 165 crianças de idades compreendidas entre dois a doze anos. Este evento também serviu como treinamento prático para as professoras de crianças daquela igreja.
2. Capacitação da liderança feminina
De 4 de junho a 27 de agosto, oferecemos o Curso Básico de Capacitação da Liderança Feminina a oito senhoras (líderes do departamento das senhoras) da Igreja Evangélica Assembléia Cristã no Bairro Kifangondo em Luanda. A formatura delas aconteceu no dia 29 de
agosto, em culto realizado naquela igreja. Este curso, de 20 horas/aulas, foi ministrado alternadamente por nós dois (Manzaila e Rosana).
3. Capacitação de professores de crianças
De 12 de junho a 21 de agosto, oferecemos o Curso Básico para Professoras de Crianças para cinco moças, também da Igreja Evangélica Assembléia Cristã no Bairro Kifangondo, cuja formatura teve lugar no dia 29 de agosto naquela igreja, em simultâneo com a formatura da liderança feminina. Este curso foi ministrado pela Rosana, com carga horária total de 20 horas. As cinco professoras treinadas ficaram muito felizes ao receberem seus certificados.
4. Seminário de Liderança e Missões
De 13 a 17 de setembro, Manzaila ministrou o Seminário de Liderança e Missões, na Igreja Missão Evangélica da Reconciliação, localizada no Bairro da Mabor. Participaram desse seminário quinze líderes de duas igrejas diferentes (da igreja anfitriã e da Igreja Evangélica Assembléia Cristã da Mabor), dentre eles os respectivos pastores de ambas. Este seminário é uma ferramenta de que dispomos com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos líderes locais e de impulsionar seu envolvimento na obra missionária.
5. Curso Teológico Intensivo
No dia 27 de setembro, inauguramos o Centro de Teologia e Missões Siloé (CETEMIS) e, após adquirirmos os equipamentos e materiais didáticos necessários para o mesmo, demos início ao Curso Teológico Intensivo (CTI) para pastores e líderes de igreja que possuem pouco ou nenhum treinamento ministerial formal. As aulas foram oferecidas no templo de uma igreja no Bairro da Mabor e aconteceram em dois períodos intercalados, respectivamente de 28 de setembro a 28 de outubro e de 6 a 24 de dezembro, tendo sido ministradas um total de seis disciplinas, a saber: Introdução ao CTI e ao Autodidatismo, Metodologia da Pesquisa Científica, Introdução à Filosofia, História da Igreja I, II e III. De 29 de outubro a 5 de dezembro, observamos o período de pausa. Até agora, temos oito pastores fazendo o curso, mas outros pretendem começar no próximo ano. O CTI terá a duração de dois anos. Por enquanto, Manzaila é o único professor do curso, mas, a partir do próximo ano, esperamos contar com outros professores – de fato, precisamos.
6. Encontro de Estudo Bíblico
No dia 2 de novembro, realizamos um Encontro de Estudo Bíblico, com o tema: “Edificando sobre a Rocha: a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja”, tendo reunido cerca de 70 pessoas, dentre as quais dez pastores de diferentes igrejas evangélicas. O evento foi realizado na Igreja Cristo e Companheiros e, na ocasião, foi preletor o Pr. Jadir Siqueira, da Igreja Evangélica Boas Novas, de Anápolis-GO.
7. Escola Bíblica de Férias
De 16 a 18 de dezembro, realizamos uma EBF no Bairro Kifangondo, em parceria com uma igreja evangélica local, com o tema: “Amigos de Deus”, baseado em João 15:14. Tivemos uma freqüência média de 286 crianças por dia, de idades compreendidas entre 2 e 12 anos. Por essa ocasião, além das histórias bíblicas, houve momentos de louvor, lanche, almoço, brindes, presentes, lembrancinhas do evento e muita descontração para a criançada. Mediante compra
e, principalmente, doações de amigos e irmãos em Cristo, obtivemos diversos materiais que muito nos ajudaram na realização desta EBF.
8. Trabalhos diversos
Além das atividades supracitadas, continuamos envolvidos com a pregação da Palavra nas igrejas (nos cultos de adoração, cultos das senhoras e cultos infantis) e em outras reuniões, em diferentes bairros de Luanda. Por exemplo, no 11 dia de setembro, Manzaila esteve pregando no culto de aniversário da Associação Felicidade na Dor (FENADOR), uma instituição evangélica nacional de apoio a pessoas portadoras de deficiência física, a qual, aliás, está interessada em estabelecer parceria com a Missão DIA, a fim de receber nosso apoio na área pastoral e em outras. E, no dia 24 de outubro, Rosana pregou no culto da Federação da Sociedade Feminina da Igreja Evangélica Assembléia Cristã em Angola, onde estiveram reunidas cerca de 150 senhoras de várias partes de Luanda. E, já nos derradeiros dias deste ano, a convite da própria instituição acadêmica, Manzaila participou como examinador em uma banca que examinou a dissertação de uma mestranda em Missiologia no Centro Evangélico de Missões, em Viçosa-MG.
III. OBJETIVOS/RESULTADOS ALCANÇADOS
1. No que diz respeito à papelada da Missão DIA, no mês de agosto fizemos o Cadastro de Identificação Fiscal ou Cartão de Contribuinte (equivalente ao CNPJ brasileiro). Além disso, tratamos a Certidão de Registro Estatístico, emitida pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola. Deste modo, está pronta toda a documentação necessária para o funcionamento legal da nossa Missão.
2. Inauguração do CETEMIS e início do Curso Teológico Intensivo em sua primeira fase, no bairro da Mabor, em Luanda. E, de acordo com os próprios pastores e líderes que o estão fazendo, este curso tem sido muito proveitoso para suas vidas e ministérios.
3. Através do Departamento Infantil da Missão DIA, dirigido pela Rosana, cerca de 350 crianças no bairro Kifangondo tiveram a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus. Além disso, ajudamos a Igreja Evangélica Assembléia Cristã daquele bairro a organizar o seu Departamento Infantil e a Escola Bíblica Dominical, onde as professoras treinadas tiveram um ótimo desempenho.
4. Através da capacitação oferecida, as senhoras da Igreja Evangélica Assembléia Cristã de Kifangondo hoje têm tido um melhor desempenho em diversas atividades, principalmente na pregação em suas reuniões. Por outro lado, alegramo-nos em ver os quinze primeiros líderes capacitados através do Seminário de Liderança e Missões. Em suma, temos cumprido com um dos propósitos principais do nosso ministério, que é o de apoiar as igrejas locais na área de treinamento para o serviço na seara do Senhor.
IV. PERSPECTIVAS/PLANEJAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
1. Reforçar a divulgação do Curso Teológico Intensivo junto aos pastores e às igrejas do Bairro da Mabor e, ainda para este curso, pretendemos receber alguns professores visitantes do Brasil.
2. Realizar reuniões restritas com os pastores de bairros mais próximos a Mabor, onde deverá funcionar nosso escritório provisório.
3. Estabelecer os primeiros contatos com pastores e igrejas de outros bairros, com vistas à cooperação e à oferta de ferramentas laborais que possam ser úteis para os mesmos.
4. Realizar trabalhos de treinamento de professores de crianças e de capacitação de lideranças locais em outras duas igrejas em Luanda.
5. Continuar a fazer o acompanhamento periódico e a prestar a assessoria necessária à liderança feminina e às professoras treinadas até agora.
6. Dar os primeiros passos rumo ao movimento missionário angolano, após a ministração da primeira disciplina missiológica no Curso Teológico Intensivo. Esses primeiros passos serão dados a nível das igrejas locais dos pastores e líderes que estão fazendo o curso, onde pretendemos começar a desenvolver trabalhos de conscientização missionária através de cultos missionários mensais que, posteriormente, serão estendidos às outras igrejas locais em Luanda.
V. PRINCIPAIS NECESSIDADES ATUAIS
1. Aluguer de um espaço provisório para o escritório da Missão DIA e para a biblioteca evangélica. Já achamos um local que, apesar de ser pequeno, está bem localizado. Por isso, enquanto não aparecer outro, pretendemos alugá-lo já em janeiro próximo.
2. Aquisição de um terreno no Bairro Kifangondo, para a construção do primeiro CEAS (Centro Evangélico de Ação Social) da Missão DIA.
3. Aquisição de terreno para as instalações centrais da Missão DIA e do Centro de Treinamento Ministerial.
VI. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para 2011, antevemos um ano de extensão de nossos trabalhos a mais igrejas e, também, aguardamos com muita expectativa os passos concretos que pretendemos dar rumo ao movimento missionário evangélico em Angola. De fato, queremos fazer mais do que fizemos neste ano que se finda. Por este e outros anseios, descansamos confiantes no Senhor da seara. E a vocês, amados companheiros nesta causa, devemos muita gratidão. Oramos para que o
Nenhum comentário:
Postar um comentário